China emite alerta devido à camada de poluição que cobre metade do país

Em Pequim, pontos turísticos como a Cidade Proibida ficaram encobertos.
Governo pede que máscaras sejam utilizadas por moradores.


Do Globo Natureza, com agências internacionais*

A China emitiu neste domingo (13) um alerta devido à densa e prejudicial camada de poluição que cobre desde o início deste fim de semana 12 províncias do país e que em Pequim se transformou em uma das piores nevoas poluentes registradas em uma década, informa a imprensa local.

Os cidadãos de grande parte do norte do país foram chamados a permanecer no interior de suas casas para evitar os efeitos da poluição, que no caso de Pequim foi qualificada de "severamente prejudicial e perigosa".

"Essa é realmente a pior poluição já registrada, não apenas de números oficiais, mas também de números de monitoramento da embaixada norte-americana. Algumas áreas na província (vizinha) de Hebei estão ainda piores do que Pequim", disse Zhou Rong, ativista de clima e energia no Greenpeace.


Névoa de poluição encobre neste domingo parte de Pequim onde fica a Cidade Proibida, cartão postal da China (Foto: Ng Han Guan/AP)Névoa de poluição encobre neste domingo parte de Pequim onde fica a Cidade Proibida, cartão postal da China (Foto: Ng Han Guan/AP)

A camada contaminante permanecerá sobre a capital chinesa por mais três dias devido à má condição meteorológica, evitando que as substâncias poluentes se dispersem, advertiu a agência oficial do país "Xinhua", que aconselhou aos moradores o uso de máscaras quando saírem, além de evitarem o exercício em excesso.

Neste sábado (12), a qualidade do ar em Pequim mostrou partículas com um diâmetro reduzido o suficiente para penetrar nos pulmões em uma amostra de 456 microgramas por metro cúbico, informou o centro municipal de alertas ambientais. A qualidade é considerada boa quando a taxa fica abaixo de 100.

No entanto, uma amostra apresentada pelo site da embaixada dos Estados Unidos na capital chinesa mostrava uma taxa acima de 800. A metrópole apresenta amostras com um valor máximo de 500, com a embaixada americana publicando no Twitter que suas próprias leituras estavam "além do índice".

Pequim já se comprometeu com um cronograma para melhorar a qualidade do ar na cidade, e realocou a maior parte de sua indústria pesada, mas as regiões vizinhas não se comprometeram da mesma maneira, disse Zhou.

"Para Pequim, a limpeza vai levar uma geração, mas outras regiões ainda não têm nem mesmo metas de reduzir a queima de carvão. Aposto que a poluição aqui vem principalmente dessas regiões vizinhas".

*Com informações da EFE e da France Presse
Chinesa utiliza máscara para se proteger do ar poluído registrado em Pequim (Foto: Ng Han Guan/AP)Chinesa utiliza máscara para se proteger do ar poluído registrado em Pequim (Foto: Ng Han Guan/AP)
É quase impossível observar prédios de uma das regiões de Pequim, na China, devido à poluição (Foto: Ng Han Guan/AP) 
É quase impossível observar prédios de uma das regiões de Pequim, na China, devido à poluição (Foto: Ng Han Guan/AP) 
Postar um comentário

Postagens mais visitadas