Rio de Janeiro ganha mais um parque ecológico

Nova área ambiental está situada nos morros de São João, Leme e Babilônia

O Globo

Com uma das maiores extensões de cobertura vegetal nativa do país, a cidade tem desde ontem mais uma área ecológica: o Parque Natural Municipal Paisagem Carioca, com 160 hectares, inaugurado ontem, Dia Mundial do Meio Ambiente. É o 14º parque temático criado no município. Ele está localizado nos morros do Leme, Babilônia e São João, áreas de proteção ambiental (APA) e foi criado atendendo a um pedido dos moradores do Leme e do conselho gestor da APA dos três morros. 


A área passa a se tornar uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, inviabilizando o antigo projeto de expansão do teleférico do Pão de Açúcar para os morros da Babilônia e do Leme. 


"No Dia Mundial do Meio Ambiente não poderíamos celebrar a data de forma melhor, oferecendo aos cariocas e turistas um novo parque natural. Mais uma opção de integração com a natureza e parte da história da cidade. Garantindo mais uma área de preservação", afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, por meio de nota. 


A área do novo parque recebeu ações de reflorestamento em 1987, numa iniciativa dos moradores da região e do Exército. Em julho de 1995, de acordo com a prefeitura, foram plantadas 60 mil mudas de espécies nativas. 

O novo parque oferecerá aos frequentadores uma vista privilegiada da Praia de Copacabana, do Corcovado, do Pão de Açúcar, da Praia de Botafogo, entre outros recantos da cidade. A Trilha Transcarioca, que terá um percurso de 180 quilômetros de extensão desde Barra da Guaratiba, passará pelo Parque Natural Paisagem Carioca. 


-->
Postar um comentário

Postagens mais visitadas