Santa Bárbara tem epidemia histórica de dengue e casos superam 2 cidades

Foram confirmados 3.150 casos da doença no primeiro semestre de 2014.
Comparado com o ano passado inteiro, o número aumentou em seis vezes.


Do G1 Piracicaba e Região

Santa Bárbara d’Oeste (SP) registrou a maior epidemia de dengue da história da cidade com 3.150 casos confirmados durante o primeiro semestre de 2014. Levando em consideração o número de casos registrados para um grupo de 100 mil habitantes, o município supera em 11 vezes a cidade de Limeira (SP) e em 13 vezes Piracicaba (SP).

O número de casos registrados em Santa Bárbara para um grupo de 100 mil habitantes é 1.673 casos. Já em Limeira é de 151,5 e, em Piracicaba, de 131 casos. Para chegar ao valor o G1 dividiu o número de casos confirmados de dengue no semestre de cada município pelo valor da população de cada cidade, segundo dados divulgados no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o dividiu por 100 mil.

Seguindo o mesmo critério e comparando com Campinas (SP), o número de casos de dengue registrados em Santa Bárbara d'Oeste é duas vezes menor que no município vizinho, que teve 3.484 casos confirmados para grupo de 100 mil habitantes no mesmo período.

A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da assessoria de imprensa, informou que não há mais nenhum caso a ser confirmado. E afirmou ainda que os trabalhos de prevenção continuam, como a nebulização nos bairros, as visitas nas casas e os trabalhos de orientações de escolas.

Morte por dengue

Um laudo do Instituto Adolfo Lutz confirmou a morte de Dirce de Oliveira Santos, de 57 anos, moradora da Vila Sartori, em Santa Bárbara d'Oeste, em decorrência de um agravamento raro dos sintomas da dengue. Conforme o documento, o vírus da doença se instalou no coração da mulher e causou uma miocardite (inflamação) aguda, o que a levou à morte no dia 7 de abril. "Conforme os médicos nos passaram, esse foi o terceiro caso no mundo", disse o marido da vítima, o comerciante Odenir Claro dos Santos, de 60 anos.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas