Baleia encalhada em praia do Rio será retirada nesta segunda-feira

Inea informou que jubarte será içada inteira e levada a Seropédica.
Mamífero de 15 metros foi achado morto na noite de sábado na Macumba.


Do G1 Rio
A baleia da espécie jubarte encontrada encalhada e morta na Praia da Macumba, no Recreio, Zona Oeste do Rio, na noite deste sábado (9), será retirada do local na manhã desta segunda-feira (11). Segundo o Instituto Estadual do Ambiente, uma operação conjunta dos serviços de emergência da Defesa Civil e da Comlurb, com apoio do Inea, vai içar o corpo do mamífero inteiro, colocá-lo em um caminhão e, então, transportá-lo para o Centro de Tratamento de Resíduos Rio (CTR Rio), em Seropédica, na Baixada Fluminense.



O local foi isolado para evitar contato de banhistas com o animal, já em estado de decomposição. O animal, de cerca de 12 metros, tem entre 10 e 12 anos, segundo os pesquisadores.

Migração comum

O biólogo Rafael Carvalho, do Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), explica que é comum que jubartes encalhem nessa época do ano. O inverno, segundo ele, é o período do ano em que a espécie sobe de águas perto da região da Antártica em direção ao litoral do Brasil, em especial a Bahia. De acordo com Rafael, biólogos do laboratório estiveram no local de sábado, mas o animal já estava morto.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas