Falta de fundos forçará a ONU a fechar 40% dos programas de água e saneamento no Iraque

“Novos deslocamentos, números dinâmicos, movimentos populacionais contínuos e a insegurança complicam a crítica distribuição de água, saneamento e higiene”, alertou o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários.


Agência ONU

Com mais de 74 mil pessoas deslocadas pelos combates no Iraque e falta de fundos para manter suas operações, a agência de coordenação humanitária da ONU advertiu, nesta segunda-feira (20), que será obrigada a fechar 40% dos programas de água e saneamento no país, até o final do mês.


Tanques de cimento construídos em um campo de deslocados no Iraque para armazenar água. Foto: OCHA/Iason AthanasiadisTanques de cimento construídos em um campo de deslocados no Iraque para armazenar água. Foto: OCHA/Iason Athanasiadis

“Novos deslocamentos, números dinâmicos, movimentos populacionais contínuos e a insegurança, complicam a crítica distribuição de água, saneamento e higiene para as pessoas internamente deslocadas nas zonas de perigo”, informou o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

A falta de fundos já levou 28% dos programas de água, saneamento e higiene a fecharem, e outros 12% poderão encerrar suas atividades até o final de julho. Ao mesmo tempo, segundo o relatório semanal da situação da crise no Iraque, mais de 74 mil pessoas fugiram de Faluja na província de Anbar desde 8 de julho, o que significa que novos serviços devem ser estabelecidos em novos campos, para poder prover estes serviços à população deslocada.

O OCHA também informou que possui fundos limitados para abrigos e outros itens. Até a data, apenas 6% dos 95 milhões de dólares solicitados foram recebidos e caso novas contribuições não cheguem a tempo, cerca de 90% dos programas de saúde deixarão de funcionar até outubro de 2015.

O Iraque representa hoje uma das maiores crises humanitárias do mundo, com mais de 8 milhões de pessoas dependendo dessa assistência para viver.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas