Furacão Maria toca terra no sudeste de Porto Rico

O furacão Maria tocou terra nesta quarta-feira às 6h15 local (7h15, em Brasília) em Porto Rico com categoria 4 e ventos de 250 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.


EFE

Os meteorologistas americanos indicaram em um boletim especial que Maria passou próxima ao município de Yabucoa, no leste de Porto Rico, em cujo porto foi registrado um aumento do nível do mar de 1,3 metros de altura.

Uma rua de San Juan, em Porto Rico. EFE/Thais Llorca
Uma rua de San Juan, em Porto Rico. EFE/Thais Llorca

Este furacão, que passou para categoria 5 em apenas 24 horas na segunda-feira, já tocou terra nas Ilhas Virgens Americanas, Guadalupe, Martinica e Dominica, entre outras, onde deixou pelo menos dois mortos e diversos danos materiais.

Maria está a 35 quilômetros da ilha município de Vieques e a 55 quilômetros ao sudeste de San Juan, e se desloca para o noroeste a uma velocidade de 17 quilômetros por hora.

A última trajetória estimada de Maria indica que o ciclone atravessará Porto Rico desde o sudeste ao noroeste para posteriormente passar junto à costa nordeste da República Dominicana entre hoje e amanhã e posteriormente bordear as Ilhas Turks e Caicos.

Os ventos de força do furacão se estendem por até 95 km/h desde o centro de Maria e os seus ventos de tempestade tropical são sentidos a até 240 quilômetros, indicou o NHC, com sede em Miami (EUA).

O sétimo furacão da temporada no Atlântico, e quarto de grande categoria, alcançou Porto Rico menos de duas semanas após o país sofrer com o impacto de outro furacão, Irma, que deixou três mortos.

Maria superou Irma como o furacão mais poderoso da temporada, com uma pressão de 909 milibares, horas antes de alcançar o litoral de Porto Rico, que não recebia um ciclone de categoria 5 desde 1928.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas