ONU reafirma compromisso em diminuir impacto ambiental de missões de paz

O Conselho de Segurança da ONU reafirmou neste mês (21) o compromisso em garantir que as missões de paz das Nações Unidas reduzam seu impacto sobre o meio ambiente. Preocupação com sustentabilidade das operações visa ao cumprimento de metas internacionais, incluindo os objetivos previstos pelo Acordo de Paris.


ONU

O Conselho de Segurança da ONU reafirmou neste mês (21) o compromisso em garantir que as missões de paz das Nações Unidas reduzam seu impacto sobre o meio ambiente. Contingentes atuando sob a bandeira azul da ONU continuarão buscando meios para minimizar consequências negativas de seu trabalho nos ecossistemas onde atuam. Preocupação com sustentabilidade das operações visa ao cumprimento de metas internacionais, incluindo os objetivos previstos pelo Acordo de Paris.


Militar brasileiro separa lixo em coleta seletiva na antiga Missão da ONU para a Estabilização do Haiti, a MINUSTAH. Foto: MINUSTAH/Logan Abassi
Militar brasileiro separa lixo em coleta seletiva na antiga Missão da ONU para a Estabilização do Haiti, a MINUSTAH. Foto: MINUSTAH/Logan Abassi

Em comunicado à imprensa, os 15 Estados-membros que atualmente compõem o Conselho defenderem uma abordagem abrangente dos problemas ambientais gerados por missões de paz. Estratégias devem ser desenvolvidas em coordenação com as partes interessadas, incluindo-se aí os países que contribuem com militares das Forças Armadas e policiais.

O organismo decisório também reconheceu que a gestão ambiental inclui avaliações do impacto das missões sobre o patrimônio histórico e cultural das comunidades para onde as tropas são enviadas. Gerenciamento deve considerar ainda como os segmentos da população são afetados de formas diferentes pela degradação da natureza.

O Conselho encorajou os Estados-membros a incorporar diretrizes e orientações sobre meio ambiente em seus programas nacionais de treinamento para militares que se preparam para missões de paz.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas