Casa sustentável em Rio das Ostras (RJ) é finalista de concurso nacional

Um projeto de Rio das Ostras está entre os 13 finalistas nacionais, sendo o único representante do estado do Rio de Janeiro, no Concurso “Educar para Transformar”, promovido pelo Instituto MRV. 


Prefeitura de Rio das Ostras

A Cidade entrou na disputa com o projeto Casa de Educação para a Sustentabilidade, desenvolvido pelo Núcleo Rio das Ostras da ONG Engenheiros Sem Fronteira, que reúne alunos de engenharia, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura de Rio das Ostras. 


A horta robotizada e energia solar fazem parte do projeto finalista de Rio das Ostras | Divulgação

Os quatro vencedores serão definidos por votação popular online até esta sexta-feira, dia 23. Quem quiser ajudar a escolher deve acessar o link www.institutomrv.com.br/pt/chamadapublicadeprojetos/votacao/3

O Educar para Transformar busca propostas que associam educação aos três pilares do desenvolvimento sustentável: social, ambiental e econômico. Durante sete meses, os projetos selecionados receberão aporte financeiro e suporte da equipe, que atuará em encontros presenciais e virtuais, auxiliando no desenvolvimento, capacitando em novos conteúdos e acompanhando a aplicação dos recursos.

A conquista das primeiras colocações no concurso vai viabilizar a construção da Casa de Educação para a Sustentabilidade. Pelo projeto, a unidade vai contar com horta robotizada, centro de aproveitamento de resíduos sólidos, placas solares para geração de energia, reaproveitamento de água de chuva e telhado verde. Esse espaço vai possibilitar uma maior integração entre os cursos da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Rio das Ostras, onde funciona o núcleo municipal da ONG Engenheiros Sem Fronteira.

O projeto da horta robotizada, por exemplo, vai envolver alunos e professores do curso de Ciência da Computação da UFF. Já o reaproveitamento de resíduos sólidos, além de reduzir o descarte de lixo e promover a reciclagem, vai caracterizar o Polo Universitário de Rio das Ostras como uma instituição mais sustentável. O mesmo vale para os projetos de captação de água de chuva e painéis solares.

ENGENHEIROS SEM FRONTEIRA 

O Núcleo de Rio das Ostras Engenheiros Sem Fronteiras iniciou as suas atividades em março de 2015 e é um braço oficial do Engenheiros sem Fronteiras Brasil. O Núcleo norteia seus trabalhos com foco no desenvolvimento de comunidades, acreditando na importância da engenharia como ferramenta de transformação social, por meio de tecnologias simples e de baixo custo.

Entre as parcerias já firmadas pelo Núcleo com a Prefeitura de Rio das Ostras estão o Projeto 5S, que promoveu a capacitação de parte do corpo docente da Escola Municipal Nilton Balthazar, viabilizando o uso de espaços subutilizados; a montagem de uma biblioteca na Casa da Criança do Âncora; e a realização de feiras de ciências na Escola Municipal Simar Machado Sodré, Colégio Municipal Professora América Abdalla e Escola Municipal Padre José Dilson Dória.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas