Semana do Meio Ambiente em Macaé, RJ, tem palestras e distribuição de mudas

Programação conta ainda com caminhadas e exibição de filmes. Cidade tem quatro novos pontos de entrega de resíduos eletroeletrônicos.


Por G1, Macaé

A programação da Semana do Meio Ambiente em Macaé, no interior do Rio, tem palestras, plantio e distribuição de mudas, além de quatro novos pontos de entrega de resíduos eletroeletrônicos instalados na cidade. As atividades começaram na segunda-feira (4) e vão até sábado (9).

Pontos de recolhimento de resíduos de eletroeletrônicos (Foto: Bruno Campos/Ascom Macaé)
Pontos de recolhimento de resíduos de eletroeletrônicos (Foto: Bruno Campos/Ascom Macaé)

Distribuição e plantio de mudas

A programação inclui distribuição de mudas, exibição de filmes ecológicos, palestras, além da finalização de plantio do corredor verde na avenida Evaldo Costa, no bairro Sol Y Mar.

Nesta segunda-feira (4), houve distribuição de mudas da Mata Atlântica na base operacional do Sana, ação que se repetirá no local na sexta sexta-feira (8).

Mutirões e atividades

A programação segue nesta terça-feira (5), com caminhada didática, plantio de mudas nativas, apresentação musical da Banda Marcial do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna e do Coral da Escola Municipal Olga Benário Prestes, no Parque Natural da Restinga do Barreto, a partir das 9h. No mesmo horário terá, CineAmbiental no auditório do Paço Municipal. A exibição será repetida às 14h no mesmo local. Às 10h, a base operacional do Sana receberá a palestra “Compostagem”.

Na quarta-feira (6), a partir das 9h, será a vez do mutirão de limpeza na praia do Parque Natural da Restinga do Barreto. Entre 10h e 13h haverá exposição do projeto “Resgatando o passado, semeando o futuro”, oficina com materiais reciclados e teatro de fantoches da Liga da Preservação: Guardiões da Natureza, na base operacional do Sana.

O Parque Natural da Restinga do Barreto receberá caminhada didática, por meio da prática de slackline, na quinta-feira (7), a partir das 9h, e, às 15h, partida de futebol feminino do grupo Monarcas do Engenho da Praia. A palestra “Mata Atlântica: características e importância” será às 10h, na base operacional do Sana.

No sábado (9), às 15h, haverá enriquecimento florestal com plantio de espécies nobres da Mata Atlântica em parceria com o projeto Mães Orgânicas de Macaé, no Parque Natural Atalaia.

Pontos de entrega de resíduos


Desde esta segunda-feira (4), há pontos de de recolhimento de resíduos eletroeletrônicos no Mercado de Peixes (Centro), o Centro de Convivência (Posto 2 dos Cavaleiros), a Associação de Moradores do Parque Aeroporto (Praça da Ampra) e o Colégio Municipal da Aroeira (Aroeira).

A destinação correta dos eletroeletrônicos oferece aos munícipes e aos órgãos da administração pública uma alternativa ambientalmente adequada até que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes implementem a logística reversa no município.

Nela, os resíduos são devolvidos às lojas onde foram comprados pelos consumidores para serem desmontados manualmente. Depois disso, é feita a reciclagem: plásticos, ferros, metais, alumínio e placas de circuitos são enviados para diferentes usinas.

Em 2017, foram recolhidos pelo Programa Municipal de Coleta de Eletroeletrônicos e encaminhados para reciclagem, 3.989 quilos de resíduos eletroeletrônicos, no Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado na sede da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, que fica na avenida Rui Barbosa, 1.725 - Alto dos Cajueiros.

O resíduo eletroeletrônico é composto por baterias, pilhas, equipamentos de informática e de telefonia, fios, cabos e materiais afins.

A reciclagem dos eletroeletrônicos permite evitar a contaminação do ambiente por metais pesados e reintroduz matérias-primas no ciclo de produção, evitando a extração de novos materiais e diminuindo a degradação ambiental. Para o descarte de grandes volumes, o interessado deve ligar para (22) 2772-3571 ou (22) 2772-3377.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas