Temperatura da Terra em maio ultrapassou a média do século passado

A temperatura da Terra em maio deste ano foi superior à média do século XX e consolidou esse mês como o quarto maio mais quente desde 1880, quando a Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera (Noaa), nos Estados Unidos, começou a fazer as medições.


EFE

Miami - A entidade americana informou nesta segunda-feira em seu relatório mensal que as temperaturas da superfícies terrestre e marítima foram em média 1,44 graus Fahrenheit acima do que a média do século passado. Segundo o organismo, a temperatura passou de uma média de 57,16 graus Fahrenheit (13,97 graus centígrados) para 58,6 graus Farenheit (14,78 centígrados).

EFE/Antonio Lacerda
EFE/Antonio Lacerda

De acordo com a Noaa, a temperatura média da superfície terrestre em maio foi 2,05 graus Fahrenheit a mais do que a média do século passado, que foi de 52 graus Fahrenheit (11,11 centígrados). Já a temperatura média da superfície do mar no último mês foi 1,19 graus Fahrenheit acima da média mensal do século XX, que foi de 61,3 graus Fahrenheit (16,27 centígrados).

Segundo a agência, o mês passado foi o quarto mês de maio com a água mais quente em 139 anos.

No mesmo relatório a Noaa indicou que a temperatura do planeta de janeiro a maio deste ano foi 1,39 graus Farenheit acima da média de 55,5 graus Farenheit (13 centígrados). Essa alta fez a temperatura empatar com a de 2010 como a quarta média mais alta do ano que se tem registro.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas